Fale conosco no WhatpApp

Consórcio é para você? Busca pelo produto aumenta no Brasil

Quais os motivos para esse aumento na procura?

 

De acordo com Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, o crescimento significativo da demanda por consórcios deve-se à imprevisibilidade da taxa de juros, o que prejudica a aquisição de bens de valor pelo financiamento. “Além disso, o aumento da demanda também se dá graças à necessidade de planejamento financeiro que está se impondo à população devido à situação financeira atual”, explica. Portanto, uma das vilãs desse crescimento é exatamente a dificuldade de planejamento financeiro.

 

Para qual perfil o consórcio funciona e para qual não funciona?

 

O consórcio é mais adequado para quem não têm o hábito de guardar dinheiro. Muita gente consegue manter todas as suas contas em dia, mas apesar disso, não consegue juntar dinheiro. Se essa pessoa acrescentar o boleto de um consórcio nas contas mensais dela, possivelmente vai conseguir pagá-lo. E ainda conquistar o imóvel ou o carro que deseja.

Entretanto, o consórcio não é interessante para aquela pessoa que têm o hábito de poupar e deseja contratar uma carta apenas com o objetivo de acumular patrimônio. Ou seja, aquele indivíduo que não tem pressa em conquistar o bem. Vale muito mais a pena acumular o dinheiro em uma carteira de investimentos e fazer a compra à vista quando tiver acumulado o dinheiro necessário.

 

Se você percebeu que o consórcio não é a melhor opção para você, a alternativa mais adequada, então, é o investimento. Afinal de contas, o consórcio tem prazo médio de 15 anos. A partir daí, se a pessoa investir mensalmente o valor da parcela a uma taxa anual de 9%, ao final do mesmo período, terá um valor 15% maior do que se tivesse ido pelo consórcio. 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: